Ouvidos a quem precisa

postado em: Terapia e Assistência | 0

Formar o primeiro Cão Ouvinte do Brasil sempre foi nosso desejo, e isso começou a criar forma em 2016 quando trouxemos pela primeira vez ao Brasil os profissionais da “Escuela Canina Balto” de Mar Del Plata Argentina. Fabiana e Santiago chegaram aqui com uma grande experiência, pois já haviam formado cães ouvintes em seu país e puderam nos passar orientações de como proceder com os treinos e também as dificuldades que encontraríamos neste projeto.

Em 2017 o projeto saiu do papel e fomos atrás do cão ideal para executar tal ativdade. Foi então que chegamos até o Mv. Márcio Medeiros, proprietário do canil Foxsnicker, especializado na criação de Terrier Brasileiro. Márcio nos permitiu escolher o exemplar com o temperamento ideal e após alguns testes levamos uma pequena fêmea para ser a primeira a exercer função tão importante. Após lançar campanha no Face onde pedíamos sugestões de nome para nossa pequena, chegamos ao nome de Leona, uma referência ao espanhol “Pedro Ponce de León”, o primeiro professor de surdos.

Leona permaneceu em nosso Centro de Treinamento por meses, onde aprendeu alguns comandos básicos, a fazer suas necessidades no lugar correto e a nos avisar todas as manhãs quanto ao som do despertador e do telefone. Após este trabalho contínuo compreendemos que estava pronta para desempenhar seu lindo papel e lançamos nova campanha no Facebook para que pessoas surdas pudessem se candidatar a serem assistidos pelos cuidados de Leona. E foi assim que no início de 2018 nossa pequena migrou para casa do casal Natasha e Gustavo, ambos surdos. A nova família de Leona foi treinada para recebê-la, após isso passamos a fazer visitas regulares para ajudar no processo de adaptação do novo lar e atualmente podemos dizer que Leona cumpre com excelência sua função de Cão Ouvinte, avisando prioritariamente 3 sons ao casal: despertador, campainha e apito da chaleira (água fervente).

Temos orgulho em proporcionar melhoria na qualidade de vida deste casal através de nosso trabalho e sentimos ainda mais felicidade em saber que nossa pequena Leona, a qual é tão feliz em seu novo lar, é capaz de desempenhar tal função melhor que qualquer um e ser essencial nessa nova etapa da vida de Natasha e Gustavo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *