A CBKC é hoje a maior e mais importante entidade de cinofilia do Brasil e dentre os programas existentes dentro da entidade está o “Cão Funcional”, responsável por avaliar e certificar cães que atendam a determinadas funcionalidades. Além de certificar estes cães o propósito maior está na ideia de não perdermos a funcionalidade, o temperamento de determinadas raças que atendem algumas atividades em específico. Seleção genética para o trabalho.

Dentre as provas existentes hoje no programa estão Cão Funcional de Companhia, Cão de Companhia Avançado, Cão Funcional de Guarda, Cão Funcional de Detecção de Substâncias Específicas, Busca e Captura (específico a cães de polícia), Mantrailing, Cão Auxiliar (Terapia e Assistência) e Funcional Nível 1 e Nível 2, estas últimas são provas multifuncionais que testam a obediência, saltos e proteção do cão.

No Rio Grande do Sul, o adestrador do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina, Cesar Beux é o responsável por organizar eventos do programa, assim como realizar a avaliação de algumas destas provas. Maiores informações sobre o programa “Cão Funcional” podem ser obtidas diretamente no site (www.caofuncional.com.br).