Testados e Aprovados

postado em: Cão Funcional | 0

Do dia 13 a 16 de setembro de 2018 ocorreu na cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, a edição do Seminário Cão Funcional voltado ao público militar. O adestrador Cesar Beux do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina foi convidado a participar, e além de acompanhar de perto as atividades e orientações, atuou como figurante na prova de busca e captura de fugitivos e pode também colocar seus cães a fazerem outras 2 provas.

Como figurante realizou a simulação de fuga em mata e após 30 minutos um cão acompanhado de seu condutor e equipe de apoio adentravam o local e através do aguçado olfato canino tinham que localizar o figurante. Em seguida ainda o mesmo cão precisava imobilizar o fugitivo com uma mordida ajustada e consistente.

Logo foi a vez de colocar os cães que representaram o Vale da Neblina e o Rio Grande do Sul a fazerem suas provas. A primeira foi a Pastor Belga Malinois, Lagertha CAC Vale da Neblina, a ser testada. Lagertha realizou a prova de detecção de odor específico a qual é dividida em 5 partes. Ela deve localizar e indicar ao seu condutor onde está o odor que esta buscando em um ambiente fechado, ambiente aberto, interior de veículo, exterior de veículo e verificação em malas e bagagens. O odor que Lagertha buscou e indicou a Cesar foi o de tecidos humanos em decomposição. Um cão com este tipo de treinamento pode auxiliar profissionais de diferentes áreas em situações de perícia, localização de pessoas perdidas em óbito, identificação de tráfico de órgãos, entre outros. Após ser colocada a prova nestas 5 situações Lagertha, nascida no Vale da Neblina e com apenas 12 meses de vida, foi oficialmente aprovada e certificada como Cão Funcional de Detecção pela CBKC, o maior e mais importante órgão de cinofilia do Brasil.

Em seguida foi a vez do outro cão do adestrador Cesar Beux, o também Pastor Belga Malinois agora de nome Cyborg de Sire Valle a entrar em campo para realizar sua prova. Cyborg de 16 meses de idade passou por uma prova de multifuncionalidade chamada de Funcional Nível II. Esta prova exige temperamento forte e total controle do cão quanto as ordens do seu condutor. Nesta foi exigido que ele caminhasse ao lado de Cesar sem o uso de uma guia, atendesse comandos a distância, não mostrasse agressividade sem motivos, que fosse capaz de buscar um objeto e trazer de volta ao seu condutor saltando sobre um obstáculo de 1 metro de altura. E por fim que fosse capaz de proteger seu condutor do ataque de uma pessoa e quando solicitado que atacasse um figurante a distância e ao ser comunicado que pare de morder e regresse ao seu dono. Tudo isso sem o uso de guia ou coleira. Cyborg foi aprovado e mostra ser um padreador promissor a criação da raça no Vale da Neblina. Em alguns meses ele deverá passar por novas provas como o BH e também o Mondioring.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *